Todos pela Natureza!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

A beleza oculta da polinização, cineasta Louie Schwartzberg


capa.jpgO processo de polinização é vital para a vida na Terra, e ainda assim quase nunca é visto pelo olho humano. Nessa curta apresentação no TED, o cineasta Louie Schwartzberg mostra o intricado mundo do pólen e polinizadores com maravilhosas imagens em alta velocidade do seu filme "Wings of Life" (Asas da Vida, em tradução livre), inspirado no desaparecimento de uma das principais polinizadoras da natureza: a abelha. 
Para Schwartzberg, muitas vezes nos esquecemos ou não damos a devida importância a coisas pequenas, mas fundamentais para a nossa existência – e a polinização é uma delas. “E não é possível contar a história dos polinizadores, abelhas, morcegos, beija-flores, borboletas, sem contar a história sobre a invenção das flores e como elas co-evoluíram ao longo de 50 milhões de anos”, afirma. 
O cineasta conta um pouco sobre sua experiência de 35 anos filmando flores 24 horas por dia, sete dias por semana, e sobre a paixão por essa “história de amor que alimenta a Terra”. Schwartzberg nos lembra que somente observando essa relação é possível perceber como fazemos parte da natureza, e não estamos separados dela. 
Por isso, quando soube do desaparecimento das abelhas, ele resolver agir. “Nós dependemos dos polinizadores para mais de um terço das frutas e vegetais que comemos. E muitos cientistas acreditam que é o problema mais sério da raça humana. É como um aviso de algo muito ruim. Se elas desaparecerem, nós também iremos. Nos lembra que fazemos parte da natureza e precisamos cuidar dela”, afirma. 
Assim, Schwartzberg iniciou uma longa pesquisa com diversos cientistas para descobrir o funcionamento dos processos de polinização, suas motivações e consequências, e descobriu que se trata de um mecanismo criado pela natureza para que a vida não acabasse e seguisse uma evolução eterna. 
Impressionado com as descobertas e a força da natureza, ele começou a filmar esse “cruzamento entre o mundo animal e o mundo vegetal”, que segundo Schwartzberg é um momento mágico. “É o momento místico onde a vida se regenera, de novo e de novo”. 
Para concluir sua apresentação, o cineasta mostra algumas das imagens impressionante do seu filme. “Espero que você bebam, tuítem, e plantem algumas sementes para polinizar um jardim amigável. E sempre tirem tempo para cheirar as flores, e deixe-as enchê-los de beleza, e que vocês redescubram o senso de encanto”. 
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione a opção ao lado do play):




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.