Todos pela Natureza!

sábado, 1 de outubro de 2011

Chapada Diamantina pode se transformar em um dos maiores produtores de vinhos finos do mundo


Com solo e clima semelhantes aos das regiões produtoras da França e aos do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Chapada Diamantina pode ter sua realidade mudada com a produção de uvas especiais e se transformar em uma das maiores produtoras de vinhos finos do mundo. Foi o que disse o secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, ao assinar, no município de Mucugê, protocolo de intenções com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mucugê para a instalação de uma unidade de observação de uvas viníferas para produção de vinhos finos em parceria da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Embrapa.

"A unidade de Mucugê é a segunda que vamos implantar", disse ele, lembrando que a primeira, instalada em Morro do Chapéu, há cerca de oito meses, está apresentando excelente comportamento, antecipando resultados promissores com as variedades de uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon e Chardonnay. De acordo com o secretário, uma terceira unidade de observação também será instalada no município de Rio de Contas. 

O ato de assinatura do protocolo de intenções contou com as presenças dos prefeitos dos municípios de Mucugê, Fernando Medrado; de Andaraí, Wilson Cardoso, e de Itaetê, Ademar Souza, e do superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), Jairo Vaz, dentre outras lideranças.

Assim como em Morro do Chapéu, em Mucugê e Rio de Contas serão cultivadas também frutas temperadas, como maçã, ameixa, pêra, pêssego e oliveira, que já é plantada por um grupo francês em Rio de Contas, com bons resultados. Estas culturas, a exemplo do que acontece na Europa, permitem a inclusão de pequenos agricultores, constituindo-se em excelente oportunidade para dar sustentabilidade à agricultura familiar e estabelecer parcerias entre os pequenos e os grandes produtores", analisou o secretário.

O secretário da Agricultura destacou que a Embrapa detectou que a Chapada tem clima e solo com condições ideais para a produção de vinhos finos, com algumas semelhanças às melhores regiões produtoras da França e afirmou que a perspectiva é de que em alguns anos a Chapada se torne uma das maiores e melhores regiões produtoras de vinhos finos do mundo.

FONTE:
Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia
Josalto Alves - Jornalista
Telefone: (71) 3115-2737

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.