Todos pela Natureza!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ocean Soul - Fotógrafo Brian Skerry, 35 anos de exploração submarina




O fotógrafo Brian Skerry arrisca a vida nadando ao lado de algumas das criaturas mais perigosas do mar, como baleias gigantes, arraias com agulhões venenosos e tubarões conhecidos como "devoradores de humanos".

Skerry, de 50 anos, diz ser "um explorador do oceano" e ter se sentido atraído pelo ambiente marinho desde adolescente. Ele comprou a primeira câmera submarina aos 15 anos.

"A fotografia submarina é muito desafiadora, porque você não pode usar uma lente telescópica, precisa chegar muito perto de seus objetos, a luz é complicada e você está trabalhando em um ambiente desconhecido", explica.

Skerry diz acreditar que a maioria dos animais que fotografa tem "curiosidade" sobre ele. "O animal permite que você chegue muito perto dele, tolera você. Espero que eu não dê uma impressão intimidadora."

O fotógrafo americano chega a passar até três meses em um local, explorando e fotografando diversas espécies marinhas. Ele diz sentir um "medo saudável" dos animais e pesquisar sobre seu comportamento antes dos mergulhos.

Arraia de cauda curta (© Brian Skerry – Caters/BBC Brasil)

Em seu livro Ocean Soul (Alma do Oceano), Skerry conta suas experiências e descobertas em 35 anos de exploração submarina. Na foto acima, um peixe-palhaço se esconde dentro de uma anêmona, no Japão.


O fotógrafo Brian Skerry arrisca a vida nadando ao lado de algumas das criaturas mais perigosas do mar, desde baleias gigantes a tubarões. Acima, uma arraia de cauda curta, cujo agulhão de até 30 centímetros pode causar ferimentos graves em humanos. 


A primeira de uma série de exposições fotográficas apresentadas em parceria com a National Geographic, Alma do Oceano vai orientar os visitantes em uma viagem através dos mistérios das profundezas oceânicas, trazidas à vida pelo fotógrafo subaquático Brian Skerry. Um premiado fotojornalista mergulhador que ao longo da vida, dedicou mais de 10 mil horas à fauna marinha subaquática e ambientes do oceano. Seja sob o gelo do Ártico ou em águas infestadas de predadores, os mergulhos de Skerry em condições extremas capturaram momentos raros e íntimos com as criaturas do mar em seus ambientes naturais.

Arraia de cauda curta (© Brian Skerry – Caters/BBC Brasil)

Skerry, de 50 anos, diz ser 'um explorador do oceano' e ter se sentido atraído pelo ambiente marinho desde os 13 anos de idade. Na foto, ele nada em um recife de corais.


'A fotografia submarina é muito desafiadora, porque você não pode usar uma lente telescópica, precisa chegar muito perto de seus objetos, a luz é complicada e você está trabalhando em um ambiente desconhecido', diz.




Arraia de cauda curta (© Brian Skerry – Caters/BBC Brasil)

Ele já fotografou predadores como o tubarão galha-branca-oceânico da imagem acima, que pode medir até 4 metros de comprimento e é um dos que mais ataca humanos. Skerry diz acreditar que a maioria dos animais que fotografa tem 'curiosidade' sobre ele. 'O animal permite que você chegue muito perto dele, tolera você', diz. 'Espero que eu não dê uma impressão intimidadora.

Arraia de cauda curta (© Brian Skerry – Caters/BBC Brasil)

O tubarão bico-fino, um dos mais comuns em Fernando de Noronha, é fotografado nas Bahamas. Skerry diz sentir um 'medo saudável' dos animais e pesquisar sobre seu comportamento antes dos mergulhos.

Arraia de cauda curta (© Brian Skerry – Caters/BBC Brasil)

'O oceano é como um caleidoscópio gigante, está sempre mudando', diz Skerry, que viaja por diversos países fazendo fotos. Acima, um peixe budião lima a pele de um peixe-mariposa. O fotógrafo americano chega a passar até três meses em um local, explorando e fotografando diversas espécies marinhas. A imagem abaixo mostra um peixe-boi da Flórida. Os peixes de aglomeram para comer algas presas no corpo dele.

Arraia de cauda curta (© Brian Skerry – Caters/BBC Brasil)

'Há outros perigos, o equipamento pode quebrar ou você pode perder de vista o seu buraco de saída quando está mergulhando sob o gelo no Ártico.' Abaixo, uma baleia-franca-austral é fotografada na Nova Zelândia.

Arraia de cauda curta (© Brian Skerry – Caters/BBC Brasil)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.