Todos pela Natureza!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Velho Chico, o Rio - Adriano Gambarini



"Making off" do Livro: Velho Chico, o Rio

O fotógrafo Adriano Gambarini fez várias viagens pelo Rio São Francisco nos últimos 15 anos, acumulando mais de 3 mil fotos e vários textos. Este trabalho pode ser agora visto no livro "Velho Chico, o Rio" (Editora CulturaSub). Marco Sarti, da Fusilli VideoDigital, produziu este making of mostrando um pouco a rotina e conceitos do fotógrafo e autor, no universo de belezas naturais e culturais existentes ao longo deste rio, carinhosamente chamado de Velho Chico.

"Há alguns meses lancei o livro Velho Chico, o Rio. Uma compilação de imagens com mais de duas décadas, algumas delas apresentadas em posts anteriores! Na verdade, minha relação com o rio remonta dos meus tempos idos de mochileiro; em 1989 subi o rio caronando num barco que transportava minério em toda sua extensão navegável. Naquela época meu fascínio por aqueles cenários sertanejos sobrepôs qualquer insight sobre o temor que rondava os ares do rio. Anos depois soube que este barco já não navegava mais por conta de um grave assoreamento.

Cerca de 10 anos depois percorri o rio, da nascente à foz, como fotógrafo profissional. Foram quase três meses de viagem documentando os paraísos e tristezas que rondam o mundo do Chico. Já às voltas do Programa de Revitalização do Rio, voltei a serviço do Ministério do Meio Ambiente. Algumas centenas de imagens a mais, mais gritos silenciosos do rio, de suas margens, de seus moradores humanos e faunísticos. Mas também encontrei o prazer da cultura sertaneja, paraísos escondidos ainda naturais; fé, coragem e busca de uma vida íntegra!

Com um trabalho árduo para compilar uma centena de fotos que pudesse representar o fantástico universo deste que é, certamente, um dos mais importantes rios brasileiros, me enveredei pela escrita, juntando informações atuais e históricas, e traços dos diversos diários de bordo que escrevi nas viagens de outrora.

Reza a lenda que um missionário, há muitos e muitos anos atrás, ao chegar no Vale do rio profetizou: ‘Que sermão imenso é por si mesmo toda esta terra! Sem negar abrigo nem descanso a todos que dele se fizeram necessitados, mesmo com todas as agruras vividas desde os tempos imemoriais, assim é, e continuará a ser, o Rio São Francisco. Velho Chico, para os íntimos’.”

Sejam bem-vindos! Será um honra recebê-los nas páginas deste livro.

Adriano Gambarini














Durante duas décadas "Gamba" viajou bastante. E,sempre ao voltar para casa organizava um 'slideshow' de suas imagens aos amigos. Até que, "por acaso", virou fotógrafo em 1992. Desde então, suas fotos já ilustraram reportagens em grandes revistas Brasil afora e outras fora do Brasil. Gambarini diz que sua missão é dividir com as pessoas tudo o que já viu e sentiu por aí porque só assim o que aprendeu se torna de fato real. Não à toa, é autor de nove livros. Só tem um detalhe: ele nunca fez um curso de fotografia na vida.

TEDxTalks


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar!

Às Estrelas


The Most Astounding Fact
O Fato Mais Importante (Legendado)

PET



Medicamentos - Descarte Consciente


Google Street View - Dados cartográficos

A gigante de couro pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 750 kg.